5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

1. O mau hálito dificilmente vem do estômago.

mau hálito 5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

Por muito tempo se proliferou a ideia de que o grande causador do mau hálito seria o estomago. Se você tem mais de trinta anos, provavelmente se lembra de comerciais que vendiam essa ideia.
Sabe-se hoje que o grande causador do mau hálito encontra-se na boca.

A higiene deficiente, causa o acúmulo de restos alimentares e a proliferação da placa bacteriana. Essas bactérias podem causar cáries, inflamação gengival, infecções nos tecidos que circundam os dentes e infecções no canal dos dentes. Todos esses fatores podem produzir mau cheiro e causar alterações, não só bucais, mas com conseqüências em outras partes do organismo, como mostra o site do Instituto Brasileiro de Periodontia.

2. Um simples bochecho não elimina as bactérias de sua boca.

bacterias 5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

A placa bacteriana que se prolifera na boca não é apenas um amontoado de microorganismos. Ela forma um sistema organizado com verdadeiras vias para obtenção de alimento e eliminação de resíduos, como ocorre num formigueiro, por exemplo. Essa organização torna a placa bacteriana mais resistente a agentes externos e aos antissépticos fracos, como esses vendidos ao grande público, salvo antissépticos fortes usados com restrições em casos pós-cirúrgicos.
A melhor forma de remover ou desorganizar a placa bacteriana é com a ação mecânica, seja pelo uso da escova de dentes, fio dental ou outros dispositivos de limpeza bucal indicados pelo dentista.
Portanto fique atento: tenha os cuidados com a escovação e visite seu dentista periodicamente.

3. A cárie não é só um buraco no dente.

Carie 2 5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

O termo cárie significa cavidade, mas a cárie dental é uma doença infecto transmissível que deixa seqüelas e afeta grande parte da população.
Assim como o Diabetes é a alteração nas taxas de açúcar no sangue, a cárie dental ocorre quando temos alterações constantes e por um determinado período no pH da boca, deixando-a com aumento da acidez e levando a perda de mineral dos dentes.
Os dentes são estruturas mineralizadas, possuem principalmente íons de cálcio e fosfato. Quando o pH da boca fica mais ácido pela presença da placa bacteriana ou pela acidez dos alimentos essa estrutura mineralizada é agredida e começa a perder minerais para a saliva. A cárie inicia com uma mancha branca e se a doença prosseguir pode levar ao aparecimento de uma cavidade ou até mesmo na destruição total do dente.
A boa escovação, uma dieta com poucos açúcares e a exposição dos dentes ao flúor presente nos cremes dentais são fundamentais para o controle da doença.

4. Aparelho dental é coisa séria.

aparelho 5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

A Ortodontia é a especialidade que visa o correto posicionamentos dos dentes, para proporcionar não só uma oclusão favorável mas também um ganho estético.
Muitas pessoas procuram a ortodontia só por questões estéticas ou pela “moda” dos aparelhos ortodônticos, principalmente entre os jovens.
Mas temos que lembrar que a correção ortodôntica é um TRATAMENTO e como todos os TRATAMENTOS podem ocorrer efeitos colaterais.
Quando colocamos uma carga sobre o dente, geramos um desconforto ao organismo que, para eliminar aquela pressão, acaba movimentando o dente. O importante é utilizarmos forças controladas e pelo menor tempo possível, para gerar o mínimo de efeitos colaterais.
O uso de aparelhos dentais por pessoas não capacitadas pode levar a grandes reabsorções das raízes dos dentes e a perda deles em casos mais graves.
Portanto fique atendo, verifique se o profissional é capacitado e se possui o titulo de especialista pelo Conselho Federal de Odontologia.

5. O dentista é seu amigo.

dentista 5 coisas que você deveria saber sobre sua Saúde Bucal.

Por muitos anos a odontologia foi muito mais empírica do que ciência. Muito mais mutiladora do que provedora de saúde, fato que talvez você não lembre de Joaquim José da Silva Xavier, mas já ouviu falar em Tira-Dentes.
Assim como a ciência e tecnologia evoluíram, a odontologia também evoluiu bastante. Hoje conhecemos como ocorre o processo de Saúde/Doença e que a manutenção do dente natural é, sempre que possível, a melhor opção.
Agimos na prevenção ou na intervenção o mais breve possível, com procedimentos minimamente invasivos. O problema é que normalmente as pessoas buscam atendimento quando já estão com muita dor e o problema já está muito evoluído.
O dentista é o profissional capacitado para cuidar de sua saúde bucal, ele quer ver você sempre sorrindo.

Prevenir é o melhor remédio.

Visite seu dentista regularmente, você só terá benefícios.