Clareamento Dental – 10 coisas que você gostaria de saber.

Clareamento Dental – 10 coisas que você gostaria de saber.

A DentalPrime, visando o esclarecimento de dúvidas comuns de seus pacientes e de grande parte da população, desenvolveu este material, composto de perguntas e respostas para sanar, algumas dúvidas existentes.
Este material foi feito especialmente para você. Caso permaneca com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato conosco.

1 -O que é Clareamento Dental?

Clareamento Dental é a técnica que consiste em remover a pigmentação depositada sobre os dentes ao longo dos anos.
Ela utiliza de substâncias do grupo dos peróxidos, que penetram nos dentes, quebram as partículas de pigmento e as remove por liberação de oxigênio.

2 – Clareamento é um procedimento seguro?

O Clareamento dental quando supervisionado por um profissional, é sim um procedimento seguro.
Deve ser feita uma avaliação prévia do paciente para verificar a presença de cáries, lesões, inflamação na gengiva, entre outros.
A partir desta avaliação será determinado qual a técnica mais indicada, sendo individualizado o tempo de uso e concentração do produto.

3 – Tenho algumas obturações, posso fazer clareamento?

O clareador irá agir apenas na estrutura dental, próteses e restaurações (obturações) não estarão suscetíveis aos efeitos do clareador, portanto, se você possui algumas restaurações ou próteses feitas na atual cor dos seus dentes, após o clareamento o seu dente irá clarear e as restaurações não.
O paciente deve ficar ciente disso e após o clareamento algumas restaurações podem ser substituídas por questões estéticas.

4 – Após o clareamento meu dente irá amarelar mais rápido?

Após o clareamento seu dente será igual como era antes, ou seja, não está imune a pigmentos, mas não irá pigmentar mais rápido.

5 – Não posso tomar café durante o clareamento?

Durante o clareamento seu dente ficará com os “poros” do esmalte “abertos” e estará mais suscetível a receber pigmentos.
Você não precisa restringir totalmente o uso de pigmentos, mas é importante o bom senso, ou seja, quanto menor o uso de subtâncias com pigmentos, melhor serão os resultados.

6 – Quais tipos de clareamento dental existem?

Basicamente existem três tipos de técnica:
- O clareamento de consultório, no qual é usado um produto de maior concentração em sessões de 1 hora, em intervalos semanais.
- O clareamento supervisionado, no qual o paciente será orientado a utilizar moldeiras com o gel clareador em casa, através do uso diário.
- A técnica combinada, no qual utiliza-se as duas técnicas anteriores, para os casos mais severos e obtenção de melhores resultados.

7 – Quanto tempo demora o clareamento?

O tempo de clareamento dental varia de paciente para paciente, é sabido que dentes amarelados tendem a clarear mais rápido do que dentes acinzentados.
Na média o tempo de clareameto é em torno de 3 a 4 semanas, mas pode se estender por mais tempo.
O tempo total de clareamento é semelhante entre a técnica de consultório ou supervisionada. A diferença é que na técnica de consultório, faz-se sessões semanais e na supervisionada usa-se o produto diariamente.

8 – Meus dentes ficarão mais sensíveis com o clareamento?

A sensibilidade dentinária pode acontecer durante o tratamento, cabe ao profissional controlar e orientar o paciente quanto à sensibilidade. Ela é um efeito transitório e, após o término do clareamento, cessará.

9 – Por quanto tempo meus dentes ficarão “brancos”?

Após o clareamento o seu dente continuará exposto a pigmentos diariamente, portanto ele não ficará “branco para sempre”.
A manutenção dos resultados do clareamento por mais tempo irá depender o padrão de higienização do paciente e pelo padrão de ingestão de pigmentos.

10- Estou amamentando, posso fazer Clareamento Dental.

O clareamento dental não é recomendado em pacientes grávidas e lactantes.

Talvez você ainda tenha ficado com alguma dúvida, se isto aconteceu entre em contato conosco.
A DentaPrime está a sua disposição.