Bruxismo. Saiba mais sobre este problema.

- Você tem dores de cabeça frequentes?

- Sente um estalido ao abrir ou fechar a boca?

- Dorme, mas não descança?

- Seu companheiro(a) relata que você “faz barulho com os dentes” ao dormir?

Se você respondeu sim a alguma das perguntas anteriores, pode estar sofrendo com o bruxismo.

O que é?

O Bruxismo é o hábito de ranger/apertar os dentes. Ele ocorre principalmente ao dormir, pois estamos em um estado sub-consciente no qual qual não conseguimos reconhecer que estamos fazendo apertamento e relaxar a musculatura, por isso o bruxismo noturno é tão prejudicial.

Nossos músculos responsáveis por abrir e fechar a boca foram desenvolvidos com o objetivo de nos alimentar, qualquer hábito além disso é uma sobrecarga para a musculatura e articulação, como por exemplo, roer unhas, mascar chicletes o dia todo, bruxismo, etc.

bruxismo1 Bruxismo. Saiba mais sobre este problema.

Quais são as causas?

O bruxismo tem causa multi-fatorial, ou seja, são vários fatores envolvidos e é difícil determinar uma causa específica. Podemos citar alguns fatores que podem contribuir para as crises de bruxismo.

• Alimentos estimulantes: Alimentos com cafeína ingeridos principalmente 4 horas antes do sono, podem contribuir para o ranger noturno.
  • Agitar-se muito antes de dormir: Pessoas que fazem academia ou exercícios aeróbicos muito próximo ao horário de dormir podem ter um sono agitado e assim, piorar o bruxismo.
  • Carga Genética
  • Ansiedade e Stress: Muito comum nos dias de hoje, a correria do dia a dia, contribui para o bruxismo noturno.

Quais as conseqüências?

As conseqüências do bruxismo podem trazer seqüelas para toda a vida ou prejudicar o seu dia a dia.

• Perda da produtividade diária: Uma noite de sono mal dormida, pode acarretar distrações e diminuição na produtividade.
  • Dores na musculatura mastigatória: Muitas vezes confundidas com dores de cabeça, o que acaba fazendo com que o paciente tome analgésicos, muitas vezes fortes, sem agir na causa principal.
  • Desgaste dental: O dente é uma estrutura complexa e por mais que os materiais odontológicos tenha evoluído, nunca serão como um dente natural, por isso temos de preservá-los
  • Dores articulares: para que ocorra a mastigação, possuímos um sistema articular próprio e complexo, o bruxismo crônico, pode levar a alterações deste sistema e posteriormente episódios de dor.
bruxismo2 Bruxismo. Saiba mais sobre este problema.

Quais os sintomas?

• Cansaço ao acordar;
  • Dor ou escutar um estalido ao abrir e fecha a boca;
  • Dentes perdendo a forma e ficando “mais retos”;
  • Dor na região frontal e lateral da cabeça.

O Bruxismo tem tratamento?

Como a causa é multi-fatorial, é difícil identificar se o bruxismo é sazonal ou permanente.

O tratamento indicado são as placas miorrelaxantes, ou seja, placas que além de proteger os dentes de desgaste, causam um relaxamento da musculatura mastigatória, reduzindo ou eliminando o bruxismo noturno.

Para ter este efeito, as placas dever ser muito bem confeccionadas e ajustadas conforme a oclusão do paciente, devendo ser feitas por profissionais com conhecimento na área.

bruxismo3 Bruxismo. Saiba mais sobre este problema.

Agende sua consulta e melhores sua qualidade de vida.