DentalPrime | Clínica Odontológica em São Leopoldo | O Dentista que você procura está aqui - Endodontia (Tratamento de Canal)

Endodontia – Tratamento de Canal com Endodontista em São Leopoldo

Endodontia – Tratamento de Canal.

Endodontia é a especialidade da odontologia que trata da prevenção, do diagnóstico e da cura das doenças da polpa dental. A polpa dental é formada pelo tecido localizado no interior da cavidade do dente, composto pela câmara pulpar e pelo canal radicular. O tratamento endodôntico é popularmente conhecido como tratamento de Canal. A cárie é a causa mais comum da inflamação pulpar. Dentre outras causas e fatores que podem levar à realização do tratamento endodôntico, podemos citar os traumatismos dentários, a inflamação da polpa proveniente de infecção da doença periodontal, a necessidade protética e as abrasões dentárias, entre outras. Os sintomas incluem dor espontânea de forma latejante, que podem aumentar com estímulos de calor ou frio. Nesse caso, a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa e formação de abscesso (acúmulo de pus), geralmente a dor é bem localizada e ocorre ao mastigar. Além disso, ao abaixar a cabeça, tem-se a sensação de que o dente “pesa”. Quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversívelmente, infectada ou necrosada, é necessário realizar o tratamento endodôntico. O tratamento endodôntico consiste na remoção da polpa dental doente, na modelagem do canal e na obturação do espaço antes ocupado pela polpa. Após o tratamento endodôntico concluído, o dente necessitará de uma restauração ou prótese para voltar à sua forma e funções normais. O controle radiográfico é muito importante e deve ser feito seis meses após o término da endodontia, para avaliar o sucesso do tratamento.

O dente escurece sempre que se faz um tratamento endodôntico?

O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento. Com o uso da anestesia, o tratamento é indolor. Em alguns casos em que a polpa está mortificada, o procedimento é indolor mesmo sem o uso da anestesia.

O que poderá ocorrer se o tratamento endodôntico não for realizado?

Uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos) poderá se desenvolver, oferecendo consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteriemia (bactérias na corrente sanguínea).

A solução, nesses casos, poderá envolver a extração do dente. A prevenção para evitar as doenças de polpa dental é muito fácil!

• Faça a higienização bucal adequadamente após todas as refeições.
  • É muito importante o uso correto do fio / fita dental.
  • Tenha uma alimentação balanceada.
  • Faça visitas regulares ao dentista.
  • Evite o consumo de alimentos e bebidas açucaradas, principalmente entre as refeições. Ao ingeri-los, escove bem os dentes.
  • Troque a sua escova toda vez que as cerdas perderem o formato original.