Ortodontia – aparelho ortodôntico com ortodontista em São Leopoldo

O que é ortodontia?

ortodontia 1 300x198 Ortodontia   aparelho ortodôntico com ortodontista em São Leopoldo
Ortodontia é o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. O termo técnico para estes problemas é “má-oclusão”, que significa uma relação de contato incorreta entre os dentes superiores e inferiores. A ortodontia visa a harmonia entre dentes, lábios e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.

Quando procurar um especialista em Ortodontia?

Normalmente entre 6-7 anos já é possível detectar alguns problemas na mordida e iniciar tratamentos ortopédicos. Nesta idade, é comum observarmos problemas relacionados à respiração bucal, hábito de chupar dedo ou chupeta e interposição da língua.

É possível colocar aparelho ortodôntico em pacientes adultos?

Sim, apesar de pacientes adultos não terem a mesma capacidade de remodelação óssea e cicatrização serem mais lentas. Hoje a ortodontia em adultos é uma realidade, inclusive para auxiliar nos casos de reabilitação com próteses.

Por que buscar uma correta oclusão e alinhamento dos dentes?

trat6 Ortodontia   aparelho ortodôntico com ortodontista em São Leopoldo

O contato adequado entre os dentes superiores e inferiores e correto posicionamento contribui para uma melhor mastigação.
Dentes mal posicionados ou que não se encaixam direito são difíceis de conservar limpos e conseqüentemente, estão mais suscetíveis à ocorrência de cáries, doenças da gengiva e perda dentária.
Eles também causam uma sobrecarga nos músculos da mastigação, o que pode acarretar dores de cabeça e na articulação.
A autoestima de uma pessoa frequentemente melhora à medida em que os dentes, lábios e face são conduzidos a uma harmonia. Neste caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social, profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida.

Qual o tempo de duração de um tratamento ortodôntico?

Deve-se em primeiro lugar estabelecer um bom diagnóstico, o tipo de tratamento envolvido e a sua cooperação no processo. Em alguns casos, o tratamento poderá terminar antes do prazo previsto e em outros, poderá levar mais tempo para a finalização.
O ortodontista, pela sua experiência profissional deve estabelecer um tempo médio no início do tratamento.

O que acontece se problemas ortodônticos não forem tratados?

pag trat6 300x178 Ortodontia   aparelho ortodôntico com ortodontista em São Leopoldo

Dentes mal posicionados podem facilitar o aparecimento de cáries e de doenças periodontais (perda de osso em volta dos dentes) devido à dificuldade de higienizar os dentes quando eles não estão bem alinhados. Dentes protruídos (dentes para frente) são mais suscetíveis a traumas e fraturas. Dentes desalinhados podem prejudicar a autoestima do indivíduo. Dores musculares, dores na face e outros problemas funcionais podem ocorrer devido a falta de tratamento ortodôntico.

Compareça sempre às consultas agendadas para a manutenção do seu aparelho. O uso do aparelho ortodôntico exige cuidados maiores com a higiêne bucal.
Lembre-se: A sua colaboração é muito importante para que seu tratamento seja bem sucedido. O tempo de duração do tratamento ortodôntico depende muito de você.