Prótese Dentária

O que é a prótese dentária?

trat2 Prótese Dentária

É a especialidade da odontologia responsável pela reabilitação dos dentes perdidos, por meio de próteses fixas, próteses removíveis e recentemente pelas modernas próteses sobre implante, recuperando as funções estéticas, fonéticas e mastigatórias da boca.

Como saberei qual tipo de prótese é mais indicado no meu caso?

São necessários dois procedimentos: uma avaliação inicial e um exame de imagens (radiografia e/ou tomografia) para podermos fazer um planejamento e assim definirmos quais as melhores opções de tratamento.

Por que o dente perdido precisa ser substituído?

Para o perfeito desempenho de suas funções, os dentes precisam estar em equilibrio nas arcadas dentárias. A ausência dentária pode causar problemas de dores articulares (ATM), movimentação dentária gerando a má-oclusão, dificuldade de mastigação, problemas estéticos e fonéticos, prejudicando assim a saúde geral.

Quais os tipos de Próteses Dentárias existentes?

Existem basicamente 3 tipos de próteses: as próteses fixas, as próteses removíveis e as próteses sobre implantes.

O que é uma Prótese Fixa?

pagesteticceramic3 300x142 Prótese Dentária

São próteses que substituem um ou mais dentes perdidos, apoiando-se sobre as raízes dos dentes vizinhos, são também conhecidas pelos nomes de ponte fixa, coroas, jaquetas e pivot. Recebem o nome de “fixas” porque não podem ser removidas pelo paciente ou pelo dentista a menos que sejam cortadas com o uso de brocas especiais. Podem ser confeccionadas com materiais estéticos (acrílico ou porcelana) ou não (metal).

O que é uma Prótese Removível?

É uma prótese que substitui os dentes natuaris perdidos de maneira parcial ( Prótese Parcial Removível – PPR ou ponte móvel) ou Total (dentadura). É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento em que ele

O que é uma prótese sobre implante?

É a prótese que substitui um ou mais dentes perdidos, fixando-se sobre as raízes artificiais, chamadas de implantes. Elas podem ser fixas ou removíveis. Para as próteses fixas, os implantes funcionarão como se fossem as raízes naturais. Já para as próteses removíveis (chamadas de overdenture), os implantes vão oferecer maior retenção, estabilidade e estética, aumentando a sua eficácia e segurança.

E durante o tratamento, como eu fico?

Você irá usar uma proteção provisória (prótese provisória) adequada, que possibilitará mastigar, falar e sorrir satisfatoriamente durante o tratamento.

A prótese fixa deve ser higienizada com o uso de escovas dentais, fios dentais e “passa fio”, além de pasta de dente.

A prótese removível deve ser retirada para higienização sempre após a ingestão de alimentos, através da escovação cuidadosa de todas as suas superfícies e com a ajuda de escovas cilíndricas, sabão neutro e pasta de dente, e sem o uso de força excessiva.

A durabilidade das próteses é de cerca de 5-8 anos, mas reembasamentos e reparos são comuns e devem ser executados por um profissional competente.